COMO 'DESFAZER' UM GRANDE ERRO NO WINDOWS

No século passado, as pessoas costumavam sonhar com uma máquina que voltasse no tempo. Assim elas poderiam voltar atrás depois que tivessem feito besteiras em seus computadores.



Sistemas operacionais modernos como Windows e Mac OSX possuem ferramentas para voltar no tempo.

No Windows XP esta ferramenta se chama “Restauração do Sistema”

1. Volte no tempo em que seu computador não tinha erros

1.1 – Clique em Iniciar > Todos os Programas  > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Restauração do Sistema.

1.2 – Clique em “Restaurar meu computador para um tempo anterior” e selecione Avançar. Uma janela será aberta com um calendário. As datas em negrito no calendário possuem pontos de restauração. Algumas datas podem ter mais do que um ponto. Já que você está tentando salvar seu computador,

1.3 – Escolha uma data em negrito, e selecione um ponto de restauração na caixa de seleção à direita.

1.4 – Clique em Avançar, e você verá uma explicação do que irá acontecer.

1.5 – Clique em Avançar novamente, para restaurar este ponto.

A Restauração do Sistema reverte apenas o Windows e alguns programas. Isto é importante: Ele não faz a reversão de nenhuma alteração feita nos seus documentos. Então, se você escreveu uma carta para a Tia Nena recentemente, pedindo a ela para ser incluído no testamento, isso não será alterado. Na verdade, sua pasta Meus Documentos não será afetada.

2. Crie seus pontos de restauração 

Sua segunda escolha no assistente é “Criar um ponto de restauração.” Esta pode ser uma boa opção se você estiver desempenhando uma operação questionável na sua máquina. Nós todos sabemos o que não deve ser feito, mas mesmo assim fazemos.

Então, você seleciona a opção apropriada no assistente e clica em Avançar. Dê um nome a este ponto de restauração e clique em Criar. É só isso. O novo ponto de restauração aparecerá no calendário do assistente na próxima vez que ele for aberto.

O Windows cria pontos de restauração sob diversas circunstancias. Por exemplo, quando você instala algo a partir de um CD ou disquete, ele geralmente cria um ponto de restauração. Ele cria pontos a cada 24 horas. Ou, se você não utiliza o seu computador com tanta freqüência, ele cria pontos de restauração cada vez que você o inicia.

E ele cria um ponto quando você atualiza o Windows. Às vezes, uma atualização do Windows pode causar problemas. Você pode retificar a situação usando o ponto de restauração.

3. Devorador de espaço em disco

Nada é perfeito. Por padrão, o Windows separa 12% de seu disco rígido para os pontos de restauração. Trata-se de bastante espaço. Em um disco rígido de 40 gigabytes, significa 4.8 GB. Se você possui muito espaço em seu disco rígido, talvez isso não faça diferença. Mas este espaço pode ser reduzido.

Tags: restaurara o sistema, restaurar o windows

Kim Komando

http://www.microsoft.com/brasil/security/smb/desfazer.mspx#EQ